Como designers de serviços, desenhamos soluções para potencializar negócios.
Service Design não é apenas um método para nós, mas sim uma atitude que nos permite criar algo novo e repensar o que já existe.
A Bosch Service Solutions é a divisão de serviços do Grupo Bosch que atua globalmente como designer de serviços, desenvolvendo soluções sob medida por meio da combinação ideal entre pessoas, tecnologia e processos nas áreas de experiência do cliente, mobilidade - Assistência Veicular, Bosch eCall e Solução Bosch para Gestão de Pneus, monitoramento e engenharia
Presente no mundo todo, bem perto de você.
Alguns de nossos números.
- +10.000 Especialistas
- 37 Unidades ao redor do mundo
- 24 Países
- 40 Idiomas
Temos um histórico de 40 anos no fornecimento de serviços baseados em tecnologia para clientes de diversos segmentos.
A história da Bosch Service Solutions
De dois centros de emergência na Alemanha a uma empresa de serviços global. Junte-se a nós para celebrar nossa rica história e vislumbrar um futuro ainda mais promissor. 40 anos (global) e 15 anos (no Brasil) de transformação e excelência, e muitos mais por vir!
O serviço de intervenção para detecção de presença de crianças da Bosch Service Solutions é um sistema para detectar a presença de crianças em veículos, com o objetivo de protegê-las em caso de esquecimento no interior do veículo sob altas temperaturas. Isso acontece por meio de uma chamada de emergência ou alarme.
O Bosch Secure Truck Parking, plataforma de reserva de vagas para estacionamento de caminhões, está inaugurando, em conjunto com seu parceiro TRAVIS, a primeira estação pública de carregamento de veículos pesados em Eindhoven, na Holanda.
Criada em 2021 em parceria com o SENAI em Campinas, a DTA expandiu sua oferta do curso "Técnico em Soluções Digitais" para Curitiba e Joinville no segundo semestre de 2023. A iniciativa visa formar no Brasil mais de 1000 jovens talentos até 2030, com módulos customizados em digitalização, automação inteligente, desenvolvimento de software, inteligência artificial e análise de dados.
Para oferecer tecnologias de ponta, a Bosch Service Solutions também está fechando parcerias com fornecedores de tecnologia na área de IA generativa, como a Aleph Alpha. Um campo futuro no setor de IA generativa são os chamados modelos de linguagem, que geram textos. Já implementamos projetos baseados nesses modelos para clientes.
Bosch fornece gratuitamente solução de monitoramento para o transporte de vacinas contra a Covid-19.
Com a aquisição da Elpro Group AG, uma empresa suíça que desenvolve soluções de monitoramento para as indústrias farmacêutica e de saúde desde 1986, a Bosch Service Solutions expandiu sua gama de soluções de monitoramento e entrou no mercado de serviços farmacêuticos.
Até agora, a Elpro concentrou-se na identificação e documentação de desvios na cadeia de fornecimento farmacêutico e a Bosch Service Solutions opera a maior rede privada de centros de controle de segurança da Europa. Isto não só permite identificar avarias e emergências, mas também possibilita fornecer soluções.
Nossas ferramentas na área de automação estão constantemente sendo desenvolvidas e novas aplicações estão sendo descobertas. Ao fazer isso, dividimos nossas ferramentas nas áreas de RPA (automação robótica de processos), automação cognitiva e inteligência artificial. Esta sistematização ajuda a atribuir melhor as próximas tarefas e a projetar nossas ferramentas de automação de forma mais eficiente.
Em 2020, lançamos o sistema de sinalização de emergência pessoal Bosch GuardMe. A idéia central por trás disto é a proteção de trabalhadores solitários, que requerem proteção especial devido a seu risco acrescido no trabalho. Nossa solução baseada em aplicativos detecta automaticamente situações críticas, tais como um acidente, medindo as atividades do trabalhador através da detecção de posição e movimento. Em caso de emergência, o Centro de Monitoramento Bosch é informado, e a cadeia de resgate é iniciada imediatamente. Se nenhum movimento for detectado, o dispositivo faz uma chamada de emergência independentemente e transmite os dados GPS para a central de chamadas de emergência.
Fundada em 2012, a Sfara Inc., sediada em Nova Jersey, EUA, oferece tecnologias baseadas em aplicativos para dispositivos móveis que detectam colisões de veículos e outras emergências. A solução da Sfara complementa nosso sistema de chamada de emergência (eCall), que foi estabelecido em 2012, oferecendo um alto nível de proteção aos motoristas cujos veículos não possuem um eCall incorporado. Ao participar da empresa, somos capazes de expandir ainda mais nossa gama de serviços de mobilidade e ajudar a melhorar a segurança nas estradas.
Em 2019, adquirimos a start-up LAWA Solutions com sede em Giessen, Alemanha. A LAWA Solutions GmbH, fundada em 2009, é especializada em produtos de software baseados em nuvem na indústria automotiva. As soluções altamente escalonáveis da empresa são utilizadas por clubes de automóveis, serviços de avarias, empresas de recuperação e oficinas, por exemplo.
"Com a aquisição da LAWA Solutions, estamos expandindo de forma otimizada o portfólio de produtos da Bosch Service Solutions na área de produtos e serviços em rede. A LAWA Solutions tem a competência necessária, experiência e tecnologias relevantes para uma cooperação bem-sucedida", disse Henning von Boxberg, chefe Presidente da Bosch Service Solutions.
Impulsionamos a expansão de nossos serviços compartilhados (shared services) no Brasil, abrangendo Trade Marketing, Compras e TI. Essa ampliação resultou em soluções inovadoras e maior sucesso para nossos clientes
Transformação digital com êxito e máxima satisfação do cliente através do Design de serviços.
O Design de serviços é um método Bosch para empresas que pretendem melhorar a experiência de marca e a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. O método é baseado em um entendimento da demanda em sua totalidade: envolvendo processos, tecnologia de ponta e especialistas em serviços. Nosso foco é atingir uma combinação ideal de pessoas e tecnologia.
Serviços orientados para a tecnologia, à medida das necessidades locais.
A Bosch Service Solutions apoia os seus clientes como fornecedor de soluções BPO para prestações de serviços complexos orientados para a tecnologia. Estas soluções são adaptadas à medida das necessidades do cliente.
Em 2010, inauguramos nossa unidade em Joinville, dando início a uma história de inovação e crescimento. Desde então, seguimos comprometidos com a excelência e entrega de alta qualidade aos nossos clientes.
Assumindo processos que não pertencem à atividade central dos nossos clientes e expansão da presença internacional
Enquanto especialista no campo dos Serviços de atividades de apoio, a Bosch Service Solutions assume e otimiza processos que não pertencem à atividade central dos clientes (core business) e expande sucessivamente a presença internacional com operações em novas localizações.
Entrada no campo de internet das coisas (IoT) e serviços de segurança através do rastreamento global de objetos móveis.
A Bosch Service Solutions começou a usar IoT logo no início da década de 2000, com o desenvolvimento da empresa no campo da segurança móvel. A empresa desenvolveu conceitos para a proteção de objetos móveis no setor de logística. Acima de tudo, os transportes de mercadorias valiosas, como, por exemplo, artigos farmacêuticos ou aparelhos eletrónicos, podem ser monitorados de forma contínua desde o ínicio da cadeia até a entrega no destino final.
Expansão dos serviços de monitoramento através da prestação de serviços do centro de assistência.
Já a partir do final da década de 1980 e de forma mais acentuada no início da década de 1990, os consumidores passaram a demandar por maior disponibilidade durante o horário de expediente de forma crescente. Assim, a disponibilidade constante tornou-se cada vez mais importante para as empresas.
Nossa historia começa com o monitoramento de alarmes.
Em 1985, ano da sua criação, trabalhavam cerca de 25 colaboradores nos escritórios de Colônia e Frankfurt com o foco em Serviços de Monitoramento. Além de sua função como centro de controle operacional, a equipe realizava outras tarefas, como, por exemplo, a notificação de falhas e a gestão de técnicos de assistência.
Nossa cultura
Robert Bosch foi um inventor e engenheiro visionário, um filantropo e, sobretudo, homem de grande integridade e empregador incontestável, que estabeleceu relações duradouras e confiáveis com clientes, fornecedores e colaboradores. Seus valores permeiam a cultura da nossa empresa até os dias de hoje: estão ancorados em nosso propósito e na forma como lidamos um com o outro, trabalhamos com os nossos clientes e nos envolvemos com responsabilidade social.